Sem categoria

O que faz um designer de interiores?

Muita gente tem dúvidas sobre o que é? O que faz um designer de interiores? Pensando nisso, resolvi fazer um post falando um pouco sobre o profissional, para que não haja mais dúvidas. Quando me inscrevi para fazer o curso em 2012, eu não sabia muito bem o que era a profissão e o que fazia o profissional, mesmo assim, encarei o curso e me identifiquei com tudo que aprendi, depois do curso técnico procurei me aperfeiçoar fazendo faculdade. Gosto muito da minha profissão, sempre busco estudar, visitar feiras, participar de concursos e me desenvolver para ser uma ótima profissional. Venho neste espaço responder três perguntas básicas para entendermos melhor este tema.

 bbf5a76dfdd0e5a19ccdfceee3e080cd

O que é exatamente Design de Interiores?

→O termo “Design de Interiores” é relativamente novo no Brasil. Foi oficializado no final da década de 1990, quando o Ministério da Educação e Cultura (MEC) lançou os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico – Área de Design. O design de interiores é uma técnica cenográfica e visual para a composição e decoração de ambientes internos (cômodos de casas, escritórios, lojas  e etc.). O design de interiores consiste na arte de planejar espaços.

 Qual a diferença entre Design e Designer?

→Design é a área e designer é o profissional que atua na área. Portanto é errado falar “eu sou design de interiores” ou “eu trabalho com designer de interiores”.

 O que faz um Designer de Interiores?

→Esse profissional planeja e organiza os espaços, escolhendo e combinando os diversos elementos de um ambiente. Estabelece relações estéticas e funcionais, em relação ao que se pretende produzir, harmonizam em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Escolhe as cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e a disponibilidade financeira do cliente. Além disso, administra o projeto de decoração, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de pedreiros, marceneiros, gesseiros, pintores, eletricistas e outros profissionais. Pode projetar ambientes residenciais, comerciais ou espaços em locais públicos.

-2048660-1484755388.640x0c

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s